top of page
IMG_8297.JPG

Cleópatra Produtos Naturais 

Sabonetes, aromatizadores e outros cosméticos naturais são alguns dos produtos feitos por Cristiane Perdigão, idealizadora da Cleópatra Produtos Naturais. Sua história começou com a busca por autonomia da indústria de cosméticos que normalmente utiliza ingredientes que desconhecemos a origem e qualidade. Foi assim que Cris começou a fabricar seus próprios cosméticos em sua casa, localizada também em BH. Posteriormente, por meio de formações, cursos e melhorias no espaço de produção, passou a comercializá-los, sobretudo em feiras, como a Feira UFMG.

Contato

Redes sociais

  • Whatsapp
  • Instagram

A produção de cosméticos naturais se iniciou em 2016, quando Cris pesquisou sobre as diferenças entre produtos naturais e artificiais, e também entre natural, artesanal e vegano. Essa investigação lhe trouxe a compreensão de que tal categorização não garante a transparência sobre a qualidade do produto. Na busca por mais qualidade e independência no acesso e consumo de produtos industriais, começou a aprender a elaboração de cosméticos para o autoconsumo. Primeiro, aprendeu sobre o processo de saponificação, depois sobre cosméticos, shampoo, maquiagem, e fez vários cursos de acordo com a sua demanda pessoal. Após o aprimoramento, começou a realizar a comercialização.


Desde o início, ela desenvolve a atividade na cozinha de seu apartamento, onde consegue reservar um espaço dedicado para a produção da sua marca. Decidiu trabalhar em casa para ter maior flexibilidade e conforto, além de tornar economicamente mais viável sua produção. A sua renda pessoal é toda dos produtos naturais.


Na Feira UFMG, aprendeu na prática o que é economia solidária, pois lá realiza muitas trocas com suas/seus colegas feirantes, além de existir uma relação de companheirismo entre elas/eles. Ela também participa de feiras pontuais como a Feira do Centro Público de Economia Solidária e a Feira da PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
 

Já participou de lojas colaborativas, mas afirma que faz diferença estar presente no momento da venda, pois as pessoas querem saber quem produz e como é fabricado. 

 

Na compra de insumos para a produção, busca o respaldo com os laudos técnicos para garantir que são produtos de qualidade e não vão causar problemas para a saúde de quem consome, além da compra de cooperativas e utilização de alguns produtos com certificação orgânica. Um dos principais desafios é a compra de óleos essenciais que, por ser uma quantidade muito grande de matéria prima necessária, muitas vezes não consegue com produtoras/es locais.  Ainda, tem o cuidado de utilizar embalagens mais ecológicas e/ou retornáveis.


Para além da geração de renda, seus produtos geram outros benefícios em sua vida, pois são terapêuticos, de forma que economiza com medicamentos e ganha qualidade de vida.  


Sua motivação vem da independência. Com o seu trabalho, pode consumir os produtos do jeito que gosta, pesquisar fórmulas que funcionam para seus interesses próprios e saber que está consumindo algo de qualidade.
 

Cópia de IMG_7407.JPG
bottom of page