top of page
20221214_144919.jpg

Doces caseiros e Delícias

Ivânia Fernandes herdou da avó, das tias e da mãe receitas que constituem seu ofício. Doceira de mão cheia, Ivânia produz, desde 2016, doces com frutas da época e doce de leite de tacho feito demoradamente no fogão a lenha em sua moradia, na sede de Rio Acima. Ela e seu esposo utilizam frutas, cultivadas na zona rural em seu sítio e em sítios vizinhos, para elaboração de doces e quitandas. Os produtos podem ser encontrados na Feira UFMG e na Feira de produtores de Rio Acima que acontece aos sábados. Além das feiras, Ivânia faz parte da Associação dos Produtores e Artesãos de Rio Acima (APARA).

Contato

Redes sociais

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Nascida em Contagem, hoje mora em uma casa a 10km do sítio que o avô deixou para a família. Nessa terra colhe frutas como laranja da terra, cidra, mamão, goiaba, figo, banana. Começou a ter os doces como sua fonte de renda há 8 anos, o que lhe dá mais flexibilidade para se dedicar aos cuidados de sua filha. Como respeita a sazonalidade dos alimentos, os sabores variam com a época de cada fruta. Também ordenha leite fresco para fazer suas receitas. O doce de leite de fogão a lenha é preparado com muito cuidado e paciência, são 5 horas mexendo o tacho.


Os pais, esposo e filha ajudam na colheita. Mas na hora de mexer o tacho no quintal de casa gosta de estar sozinha, acompanhada de boa música ou só prestando atenção - é o meu momento, como ela diz. A produção é semanal, de forma que os doces estão sempre frescos.  


Atualmente o maior desejo de Ivânia é construir sua casa e o local de produção dos doces no mesmo local. Para ela, o trabalho representa uma  vitória, apesar da desvalorização que impacta produtoras/es, sente orgulho da sua prática:  é muito esforço, não é fácil fazer um doce, ficar 4-5 horas ali, o preço não está ruim, mas muitas vezes chega gente falando ‘Nossa, isso tudo!’ [...]. Imagina o que é ficar ali por horas num fogão, não é fácil as pessoas valorizarem o trabalho da gente. Mas é gratificante demais ver a mesa cheia de doces, penso: nossa que produção linda!

Cópia de IMG_7328.JPG
bottom of page