top of page
Cópia de IMG_3679.HEIC

Fábrica de Hortas

Fábrica de Hortas é a marca de mudas de hortaliças e temperos do jardineiro e agricultor urbano George Lucas, em que trabalha com seu pai Jorge, sua mãe Nini e dois funcionários. George também oferece consultoria e oficinas. A produção acontece sobretudo no sítio de seus pais, localizado no município de Esmeraldas. Em Belo Horizonte, no Bairro Santa Lúcia, George também cuida da Horta da Cidade: um clube de plantio, com oficinas de agroecologia para crianças, gestão de resíduos orgânicos através de coleta da vizinhança e venda de diversos produtos, como alimentos e insumos para cultivar hortas na cidade. Participam de diversas feiras como a Feira UFMG, Feira do Parque Santa Lúcia e Feira da Agricultura Urbana da Rua Goiás, no centro de BH.

Contato

Redes sociais

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

A Fábrica de Hortas dedica-se à produção de mais de 100 variedades de mudas de hortaliças e temperos. A produção, além de fonte de renda, também serve para consumo próprio, sendo complementada por trocas e doações com outros feirantes e agricultoras/es, reduzindo a necessidade de comprar certos produtos. George e a equipe dedicam em média 8 horas por dia às atividades, dedicados ao trabalho e à missão de conscientizar a sociedade sobre a gestão de resíduos e a agroecologia. 


A comercialização é feita, principalmente, em feiras e se constitui como a principal fonte de renda. Ainda assim, é algo que apresenta muitos desafios, relacionados à incerteza das vendas e à desvalorização do trabalho agrícola, como George diz: saber que vai produzir, vai vender, que aquele trabalho vai ser recompensado. 


Para George, a Fábrica de Hortas representa um estilo de vida, uma forma de estimular a conexão com a terra e com os alimentos. É também uma forma de experimentar relações de produção, trabalho, comercialização e remuneração mais justas. Há um interesse em entender e implementar o cooperativismo, explorar questões legais, adquirir mais conhecimentos e fortalecer o associativismo. Além disso, é destacada a importância de identificar as necessidades individuais de cada produtor para orientar oficinas e capacitações. Os desejos e planos futuros também envolvem a expansão dos pontos de venda de mudas pela cidade, visando aumentar a visibilidade e o alcance da Fábrica de Hortas.

 

Cópia de IMG_7090_edited.jpg
bottom of page