
Mosaicos Inajá
Mosaicos Inajá é um empreendimento solidário familiar de difusores para aromaterapia feitos com reaproveitamento de madeira e coleta de sementes de diversos biomas do país.. O artesanato está presente na vida da família há mais de 20 anos e seus produtos são elaborados por 5 pessoas no ateliê localizado na casa onde vivem, no bairro Horto, na zona leste de Belo Horizonte. Por meio da técnica de mosaico e incrustação produzem colares, pulseiras, difusores de ambientes, e outros artesanatos, que podem ser encontrados em feiras e eventos de Belo Horizonte, mas estão fixos na Feira UFMG e na Feira de Arte e Artesanato da Av. Afonso Pena.
Contato
Redes sociais
A Mosaicos Inajá produz difusores de óleos essenciais artesanais, feitos com madeiras de reaproveitamento e sementes de coleta ecológica vinda de comunidades ribeirinhas do norte do Brasil. A técnica de mosaico e incrustação foi desenvolvida pela mãe de Bárbara, que deu origem a colares, pulseiras, anéis, brincos e chaveiros.
Também são comercializados difusores para ambiente e óleos essenciais em frascos de 2,5 e 10ml, de uma produção terceirizada. A aquisição e comercialização de óleos essenciais acontece por meio de parcerias, que se deram a partir do contato realizado com marcas seguras para consumo - a lista de contatos foi publicada por um pesquisador aromaterapeuta da UFMG, há cerca de 7 anos.
A fabricação acontece em um ateliê na casa dos pais de Bárbara, no bairro Horto Florestal, na região Leste de Belo Horizonte. O espaço dedicado à produção é pequeno e muito limitado, suportando apenas duas pessoas por vez. Porém, em morada de família artesã a casa inteira se transforma em espaço de criação, seja o pai produzindo no ateliê ou a mãe bordando na sala de estar. Hoje, 5 pessoas da família fazem parte do empreendimento, sendo a única fonte de renda de Bárbara e seus pais, enquanto o irmão e o marido possuem outras atividades complementares.
A Mosaicos Inajá participa e comercializa de diversos espaços e coletivos, entre eles a Feira UFMG, a Feira Hippie, Feiras da Economia Solidária (Fórum de BH), além da revenda por lojistas parceiros, como Armazém do Campo e Mercado Central.
A família se divide atualmente na produção e criação dos produtos, controle financeiro, vendas, marketing social, comunicação e apoio logístico. Como todo esse trabalho, enfrentam dificuldades principalmente com os equipamentos maquinários que são muito antigos, como serra copo, polidor, serras, etc, por isso buscam renovar os equipamentos e novos pontos de comercialização para expandir as vendas.
Além de uma fonte de renda, a produção da Mosaicos Inajá faz parte do cotidiano da família, tanto em sua expressão artística, quanto no uso terapêutico, como nos diz Bárbara: se eu consumo? Muito! No meio da noite eu levanto pra passar óleo essencial.
