
Padaria Artesanal Ugarte
Marcelo é o principal responsável pela Padaria Artesanal Ugarte, situada no município de Confins. Aprendeu a fazer pães de fermentação natural na Espanha e trabalha com isso desde 2015. Utiliza insumos oriundos de produtoras/es conhecidos, com preferência para produtos orgânicos, na elaboração de pães coloridos com jenipapo e cúrcuma e pães com castanhas - dentre outros sabores. Seus pães podem ser encontrados na Feira UFMG e em lojas como Armazém do Campo, Casa Horta e Floresta Orgânica em Belo Horizonte, além de encomendas e entregas em domicílio.
Contato
Redes sociais
Marcelo nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Belo Horizonte, cidade de sua família materna, onde permanece há pelo menos 20 anos. Aprendeu a fazer pães de fermentação natural com amigos na Espanha, o que virou uma alternativa de trabalho para se manter no país Basco durante o período. A partir desse aprendizado, desde 2015 elabora pães coloridos com jenipapo e cúrcuma e pães com castanhas - dentre outros sabores.
Marcelo atualmente se dedica exclusivamente à Padaria Artesanal Ugarte, a qual afirma ser uma forma de ter autonomia nos processos de produção, uma alternativa a condições de trabalho precárias e uma forma de ter prazer no trabalho e se sentir valorizado. O local de produção fica em sua casa e os insumos são preferencialmente orgânicos, da produção em pequena escala ou de lojas especializadas.
A farinha de trigo, por exemplo, geralmente é adquirida de produtoras/es do Rio Grande do Sul ou da Argentina, mas também adquire de empreendimentos do Brasil, como Ecobio e Biorgânica. Já o fermento orgânico ele cria a partir da farinha e água, base da fermentação natural.
Além da comercialização, os pães são para consumo próprio e usados nas trocas estabelecidas com outros feirantes, de forma a diversificar a alimentação, gerar economias e adquirir ingredientes. Há um desejo de aumentar a produção e ter um local fixo, como uma padaria para acesso amplo pela comunidade.
