
Porteira Verde Chás
A história da Chás Agroecológicos Porteira Verde é entrelaçada com a paixão pela natureza e a busca por um estilo de vida mais saudável de Maria Eugênia - ou Gena, como todas/os a conhecem. No bairro Carlos Prates em Belo Horizonte, entre árvores frutíferas e sua moradia, Gena cultiva 60 espécies de ervas medicinais e aromáticas. Também possui uma produção no povoado do Viamão, município de Rio Manso. Conhecedora das plantas e suas propriedades medicinais, ela é responsável por todos os processos: do plantio ao beneficiamento das ervas. Para isso, ela utiliza saberes que aprendeu ao longo da prática e que não guarda para si, compartilhando-os nos espaços de comercialização dos quais participa, como a Feira UFMG, o Armazém do Campo de Belo Horizonte e outras lojas.
Contato
Redes sociais
Gena nasceu em Teresina, Piauí, mas suas raízes se firmaram em Belo Horizonte. Inspirada pelo pai, que tinha uma fazenda, e pela mãe, professora, ela encontrou na produção de chás uma maneira de promover a saúde e a conexão com a terra, além das trocas de saberes que participa e realiza - sua jornada na produção e comercialização começou em 2015.
Atualmente, Gena, conduz a iniciativa majoritariamente sozinha, contando com a ajuda do marido quando necessário. Além das ervas medicinais, cultiva uma variedade de plantas, incluindo árvores frutíferas como acerola, pitanga, amora e abacate.
Mesmo enfrentando dificuldades com animais e insetos, dentre outras dinâmicas da produção, utiliza técnicas naturais para controle, adubação e cultivo.
Gena deseja escoar sua produção, mas buscando também conscientizar sobre a importância de consumir produtos saudáveis e cuidados com a saúde de forma natural.
Gena afirma que gosta do que faz, por oferecer para as pessoas opções naturais para cuidarem da saúde.
