UNIDADES PRODUTIVAS (UPs) COLETIVAS/COMUNITÁRIAS DA AGRICULTURA URBANA DE BELO HORIZONTE
- aueufmg
- 24 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
O material apresenta uma sistematização das informações sobre 41 Unidades Produtivas (UPs) Coletivas e Comunitárias de Agricultura Urbana (AU), cadastradas, atendidas e apoiadas pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), parte da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Este trabalho é fruto de uma parceria entre a SUSAN, por meio da Diretoria de Fomento à Agroecologia e Abastecimento (DFAB), e o Grupo AUÊ! – Estudos em Agricultura Urbana do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (AUÊ! – IGC/UFMG), orientada por um termo de referência de cooperação técnica.

Figura 01. Localização das 41 UPs coletivas e comunitárias no município de Belo Horizonte.
As informações foram levantadas a partir do diálogo entre técnicas/os e servidoras/es da DFAB, especialmente da Gerência de Fomento à Agricultura Familiar e Urbana (GEFAU) e agricultoras e agricultores das unidades produtivas. A parceria com o Grupo AUÊ! possibilitou sistematizar estas informações e organizar tanto um panorama geral, como as especificidades de parte expressiva das unidades de agricultura urbana no município.

Figura 02. Capa da publicação.
O material está organizado em dois blocos, sendo o primeiro uma sistematização de um panorama geral das UPs e, no bloco seguinte, informações específicas de cada uma. O intuito deste material é apresentar parte das diversas formas de agricultura urbana presentes em Belo Horizonte, assim como visibilizar suas potencialidades para o desenvolvimento municipal.

Figura 03.Sistematização dos dados gerais apresentados no material.
Veja o material completo: UNIDADES PRODUTIVAS (UPS) COLETIVAS/COMUNITÁRIAS DA AGRICULTURA URBANA DE BELO HORIZONTE



Comentários