top of page
AILTON.HEIC

Quitanda Naturale

Quitanda Naturale é uma iniciativa de produção e comercialização que envolve uma rede de produtores que ao todo contempla 10 famílias. Na família de Ailton Resende, participam sua mãe, irmã e cunhado, que cuidam de animais e cultivam diferentes alimentos. Em seu sítio, situado no município de Itaguara, convivem vacas produtoras de leite, galinhas, árvores frutíferas e outras plantas. A família processa e beneficia uma parte da produção transformando os ingredientes em geleias, queijos, pastas, e outros produtos que são comercializados em feiras de Belo Horizonte, como a Feira Terra Viva e a Feira UFMG.

Contato

Redes sociais

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

​Apesar de ter nascido e viver em Belo Horizonte, Ailton conta que seus pais  tinham um sítio para lazer e descanso, onde cultivavam para consumo próprio. Nesse local, desde criança ele aprendeu a plantar com sua mãe, que veio do interior. Mas, foi há aproximadamente dez anos que Ailton fez do plantio seu trabalho. Influenciado pela Feira Terra Viva, Ailton começou a se interessar por uma alimentação saudável e aprender sobre técnicas de agrofloresta. 


Ailton e a família produzem no próprio sítio muitos dos insumos necessários, como sementes e mudas. A água para irrigação vinha do rio próximo à propriedade, mas desde que a água começou a vir turva decidiram fazer um poço artesiano. Irrigar com a água do poço demanda mais tempo, por isso estão em contato com os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) para pensarem juntos em alternativas.
 

Usam técnicas como compostagem, Sistemas Agroflorestais (SAF), caldas, espantalhos e trabalham na parceria humanos e não-humanos, como é o caso da joaninha para o combate do pulgão. No sítio, procura-se não desperdiçar nada, tudo pode ser matéria prima, até mesmo a urina de vaca que fermentada torna-se um excelente controle de insetos e doenças do plantio. 


Ailton conta que uma das grandes dificuldades do cotidiano é conciliar as atividades: o planejamento do trabalho e das práticas de plantio, o trabalho de produção e reprodução na casa e o lazer. Atualmente, seu trabalho está sobretudo relacionado à comercialização: atendimento ao público, organização de finanças, pagamento de contas e reuniões. Ele diz sentir falta do dia-a-dia na roça e que quando está  plantando sente conexão com a natureza. 

Cópia de IMG_7322_edited.jpg
bottom of page