
Zest Kombucha
Luciene Lopes é produtora de kombucha, uma bebida probiótica fermentada. A produção acontece com a ajuda de seu marido e sua filha, Paula, em sua casa no município de Sabará. Para fazer as kombuchas, Luciene utiliza frutas do quintal ou de agricultoras/es conhecidas/os. A Kombucha Zest começou em 2018, quando sua filha teve uma infecção intestinal e ela soube que a bebida poderia ajudar. A partir daí, a feirante se aprofundou nos saberes dos fermentados. Além da Feira UFMG, as kombuchas também são vendidas na Feira Terra Viva e por aplicativos de mensagem e entregas.
Contato
Redes sociais
Luciene define sua relação com as plantas como espiritual-terapêutica. Começou a cuidar de plantas depois que a mãe faleceu, o que a fez se sentir melhor. Foi numa procissão de domingo de ramos que ganhou sua primeira muda, um galinho de mirra e de manjericão.
Seu sonho é ter um sítio para poder plantar, colher e produzir mais. Atualmente toda seu cultivo de plantas é destinado para o autoconsumo e processamento de geleias, conservas, sucos e outros alimentos, além do preparo das kombuchas.
Para Luciene, o apoio da família e o retorno dos clientes é o que motiva a dedicar seus dias à produção: a gente não vende kombucha, a gente trabalha com saúde. Nossos clientes são nossos amigos. É mais do que venda. É aprendizado. Uma troca de conhecimento, eles aprendem com a gente e a gente aprende com eles. É gratificante quando o cliente reconhece nosso trabalho.
