top of page
  • 5 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura

O AUÊ!/UFMG – Grupo de Estudos em Agricultura Urbana abre inscrição no período de 08/11/2021 a 16/11/2021 para o processo seletivo de bolsa de extensão/PBEXT destinada a estudantes da graduação matriculados neste 2021/2 do 4o período em diante (exceto no últmo período) nos seguintes cursos: Geografia, Ciências Socioambientais, Ciências Sociais, Gestão Pública, Economia, Pedagogia, Nutrição e afins.

A/o interessada/o deverá encaminhar ao Centro de Extensão do IGC/UFMG (e-mail: cenex@igc.ufmg.br), a documentação e as informações solicitadas no edital para o pleito da bolsa.

Favor indicar no assunto do e-mail: seu nome e nome do projeto conforme o modelo:

SEU NOME_PROEX_2021_Parque_Ecologico_Brejinho.

Mais informações no edital:

  • 17 de abr. de 2013
  • 1 min de leitura

O que uma comunidade deve fazer com sua terra sem uso? Plantar comida, é claro. Com energia e humor, Pam Warhurst conta no TEDSalon a história de como ela e uma crescente equipe de voluntários se juntaram para transformar vários terrenos sem uso em jardins comunitários de vegetais, e assim mudar a narrativa sobre comida na sua comunidade.

Pam Warhurst é co-fundadora do “Incredible Edible”, uma iniciativa comunitária de Todmorden (Inglaterra) dedicada ao cultivo de alimentos localmente em terras não utilizadas.

  • 15 de abr. de 2013
  • 1 min de leitura

Nascida em São Paulo, a jornalista e agricultora urbana Claudia Visoni está entre o grupo de pessoas que buscam transformar a capital paulista em um lugar mais agradável e saudável para se viver.

Claudia faz parte de dois coletivos que trabalham com o plantio de hortas em espaços urbanos. Praças, terrenos abandonados e outros espaços de São Paulo se tornam terreno fértil para diversos plantios. Em consequência disso, muitas áreas são revitalizadas e se tornam realmente úteis.

Para reunir os moradores de São Paulo que sentem a necessidade de transformar a cidade, dando um toque mais verde em meio a tanto asfalto, foi criado em 2011 um grupo no Facebook, apelidado de Hortelões Urbanos. Atualmente, 2.800 pessoas, fazem parte da comunidade e atuam de forma ativa no compartilhamento de dicas e experiências para o plantio doméstico de alimentos.

bottom of page